ISCSPoiler- Sérgio

A longa metragem, realizada por Greg Barker, retrata alguns dos momentos mais marcantes e inspiradores na vida de Sergio Vieira de Mello, o 3º alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos.

O filme tem como ação principal o atentado ao quartel-general das Nações Unidas, em agosto de 2003, onde Sérgio e outros 21 funcionários da ONU perdem a vida tragicamente. A partir daí, o mesmo desenvolve-se através de flashhbacks da vida dedicada à diplomacia humanitária do considerado sucessor de Kofi Annan.

 Fonte: Site oficial da Netflix

Sérgio Vieira de Mello foi um diplomata brasileiro reconhecido pela sua capacidade de negociação e resolução de conflitos internacionalmente. A carreira de Sérgio nas Nações Unidas foi marcada por uma dedicação incansável à diplomacia humanitária assim como pelos seus esforços em áreas de crise como Timor-leste e Kosovo, e, o seu trabalho era baseado constantemente na coragem, compaixão e compromisso com a paz mundial.

Tendo em conta que acompanha várias das suas missões e se torna numa prioridade afetiva na vida de Sérgio Vieira de Mello, o argumento desta biografia cinematográfica dá especial foco ao papel de Carolina Larriera na vida do diplomata, exibindo o romance apaixonante entre ambos.

Também diversas cenas do seu trabalho em conflitos como o do Camboja, Timor- Leste, e, substancialmente, em Bagdade no Iraque, consciencializam e tocam no lado mais emotivo e humano de cada um que assista esta obra de cineasta tão importante de ver ou rever nos dias de hoje.

O legado de Sérgio Viera de Mello permanece até à atualidade como um exemplo de dedicação à paz e aos direitos humanos, relembrando a importância da diplomacia na construção de um mundo mais justo e solidário.

Definitivamente um must see para quem tenciona seguir um caminho profissional direcionado no sentido, tanto da diplomacia, como da resolução de conflitos e conservação da justiça.

Este documentário dramático conta com a atuação apaixonante de Wagner Moura e Ana de Armas nos papéis de Sérgio Vieira de Mello e Carolina Larriera, respetivamente, e encontra-se disponível para assistir na plataforma de streaming Netflix.

Nota: 9/10

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade da autora, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Sofia Nave

Editado por: Inês Reis

Deixe um comentário